Como aplicar sua marca de forma coerente

Um dos momentos mais especiais para uma empreendedora é quando sua essência é representada em forma de marca. Quando uma designer consegue captar, com sensibilidade, que imagem e que objetivo nosso negócio quer passar. Quando o projeto de desenvolvimento de identidade visual se finaliza, é comum que a gente tenha vontade em estampar nossa marca em todos os lugares. Ou pode acontecer também o contrário, não saber como divulgá-la de maneira coerente.

PENSANDO A APLICAÇÃO DA SUA MARCA

Nesse post, trouxe cinco pontos de aplicação da sua marca que precisam ter coerência, pois para ter uma marca consistente é fundamental manter um padrão na sua aplicação. Essa unidade entre imagens, cores, fontes, estampas, símbolos e demais elementos permite uma identificação da sua marca por parte da sua audiência, de forma natural e memorável.

É importante aplicar sua identidade tanto no mundo digital, tais como nas redes sociais, no seu site, assinatura de e-mail, orçamento digital, quanto nos seus produtos, papelaria institucional e no seu espaço físico.

Além de transmitir mais credibilidade e profissionalismo, uma marca coerente quando bem aplicada permite que seu público tenha uma identificação direta com seus produtos e serviços.

1. DIVULGAÇÃO

Redes sociais são espaços importantes para criar relacionamentos com sua audiência e para divulgar sua identidade. Geralmente é por lá seu primeiro contato com potenciais clientes. Por isso, é fundamental ter uma marca coerente para se diferenciar dos concorrentes e criar uma conexão natural com quem te acompanha. Uma dica para as redes é ter uma coerência visual entre os posts, destaques e página. A linguagem em sintonia com o seu propósito e seu público também faz parte.

No Instagram, por exemplo, aposte em templates personalizados e editáveis para ter um feed esteticamente agradável e harmonioso, você pode ou não usar uma marca d’água com seu logotipo em suas postagens. Isso vale também para os anúncios!

O mesmo deve ser feito para ações físicas, como brindes e parcerias com outras marcas. Faça com que as pessoas lembrem de você. Para isso, aposte em produtos que interessam ao seu público e que fazem parte da sua área de atuação. Evite brindes e lembranças genéricas, que podem passar despercebidas. Tenha em mente a ideia de sempre encantar, supreender,  ouse ser diferente.

2. ATENDIMENTO E RELACIONAMENTO

Depois do primeiro contato é natural que o público interessado queira conversar com você para conhecer mais sobre seu trabalho.

Personalize sua assinatua de e-mail com a aplicação da sua marca junto aos seus dados de conato.

Tenha uma foto de perfil no seu WhatsApp que seja coerente com a imagem que você espera passar, de preferência igual ao do perfil da rede social, que pode ser uma foto sua ou seu logotipo, e um endereço de email institucional.

Além de Whatsapp, o uso de email marketing pode ser muito eficiente e permite uma interação mais aprofundada entre sua marca e seu potencial cliente. Para um resultado ainda melhor, mantenha as características visuais e textuais também nos emails enviados.

No caso do espaço físico, procure utilizar elementos que identifiquem seu espaço à sua marca. Desde a faixada do seu estabelecimento, a decoração do ambiente, um papel de parede exclusivo personalizado com sua estampa, em canecas, itens de papelaria como agenda, caderno de atendimento, uniforme e demais objetos que componham o ambiente com a sua marca.

3. PROCESSO

Durante o seu processo de trabalho, procure manter a coerência que você mostrou no momento do atendimento. Além de enviar orçamentos com papel timbrado, é válido criar apresentações personalizadas para que o cliente acompanhe as etapas do trabalho com mais segurança. Além de se sentir mais confiante com sua metodologia de ação, traz uma sensação de que sua marca é coerente no desenvolvimento também.

4. ENTREGA

Você tem prazer em receber uma embalagem perfumada, com um bilhete de agradecimento quando compra um produto? Com seu cliente é a mesma coisa. Nada como receber um produto bem embalado, com uma etiqueta ou carimbo que identifique a sua marca e que mostre personalização. Você pode criar essa identificação pelo logotipo, pela cor, estampa, símbolo ou até mesmo pela fragrância que acompanha seu produto! Se possível, escreva um bilhete ou um cartão de agradecimento à mão, assine manualmente. Customize todos os detalhes, pois eles sempre fazem a diferença!

5. PÓS-VENDA

O processo de aplicação da marca não é apenas visual, mas também subjetivo e se aplica na sua comunicação como um todo. Criar uma pesquisa de satisfação, por exemplo, ou mandar uma mensagem perguntando se foi tudo certo com a compra também faz parte da experiência que o cliente tem com sua marca e ajuda na maneira como ele vai se lembrar e compartilhar seu trabalho com outras pessoas.

Uma marca coerente conectada não é apenas aquela que está sempre visível nas cores certas ou com a logo em todos os detalhes, mas também aquela que sabe se expressar com palavras que externalize seu propósito, com reflexões e conteúdos que agreguem valor ao cliente. Por isso, esteja sempre em contato com seu público, pergunte sobre suas necessidades e expectativas e crie um canal de relacionamento.

A importância de uma marca vai além da sua riqueza estética na divulgação, sendo fundamental a aplicação em todos os pontos do processo de um negócio. Mas você não precisa pensar nisso sozinha. Quer descobrir a melhor forma de trabalhar sua identidade? Vamos conversar!