Como planejar o conteúdo para o seu site?

Um site tem um papel especial de conectar pessoas. É o seu espaço online, onde você pode colocar as informações mais importantes sobre seu negócio e aprofundar conteúdos que não cabem nas redes sociais.

O site também tem um objetivo importante: transmitir a primeira impressão que um potencial cliente tem de você ou do seu negócio. Ele precisa ser coerente com a imagem e a sensação que você deseja passar para seu visitante.

Sites com muita informação podem refletir incoerência com o seu propósito e uma confusa navegação para quem visita. Já os com poucas informações podem passar uma sensação de pouca autoridade ou conhecimento. Por isso, planejar bem o conteúdo para seu site e a forma como ele está disposto é essencial.

Nesse post, trouxe algumas dicas para te auxiliar nesse processo de planejamento do conteúdo para o seu site. É um guia para pensar seu projeto e conseguir executar da melhor forma.

1. ESTABELEÇA A ESTRUTURA DO SEU SITE E QUAIS PÁGINAS OU ÁREAS ELE IRÁ CONTER

Algumas seções são tão importantes que estão presentes em quase todos os sites, como o “Sobre”, “Serviços” e “Contato”. Elas deixam claro seu propósito de trabalho, o que você oferece e como seu cliente pode se conectar com você. Mas seu site pode ter outras páginas ou seções exclusivas de acordo com as suas preferências e necessidades, tais como “Blog”, “Shop”, “Portfólio”, entre outras opções.

Aqui na Afeto, realizamos uma reunião online para entender melhor a proposta da sua marca, definir todos os detalhes da estrutura do seu site, e te orientar em relação ao planejamento do conteúdo do seu site!

Após escolher as páginas, minha recomendação é preparar pequenas prévias de cada uma delas e que sejam relevantes para estarem presentes na sua página Home, que é a página inicial, a entrada do seu site. Isso facilita a navegação do seu visitante pelo site e permite que ele entenda melhor sua essência logo no primeiro contato, despertando o interesse em continuar navegando pelo site.

Por isso, escreva um breve resumo de cada página para te ajudar a criar o conteúdo da Home. Essa atividade pode ajudar também a estruturar melhor as demais páginas. Elas podem ser combinadas entre si, especialmente quando o conteúdo não é suficiente.

2. ESCOLHA IMAGENS QUE AGREGEM VALOR

Para deixar o site ainda mais profissional e humanizado, invista em uma sessão de fotos autoral. Além dessas fotos serem utilizadas no seu site, você também poderá usar elas para aplicar em diversas outras áreas da sua comunicação, tais como nas redes sociais, em anúncios, e-mail marketing, divulgação de palestras, materiais institucionais, entre outros.

Ter fotos autorais de qualidade agregam valor ao seu negócio, elas possibilitam uma maior conexão com seu potencial cliente e mostra que seu trabalho é feito com afeto, de pessoas para pessoas.

Caso você não possa investir em uma sessão de fotos, temos muitas opções de bancos de imagem grátis e assinaturas pagas com os mais variados tipos de imagens para uso. Mas como o site é uma extensão da sua marca, precisa estar conectado com sua identidade e com seu propósito de negócio. Por isso, quando for escolher suas imagens, pergunte-se se elas refletem a imagem que você quer passar e se estão coerentes com a sua essência como empreendedora.

Uma sugestão é escolher imagens de qualidade, com boa resolução e que conversem com sua identidade visual, com a sua paleta de cores, seu estilo e com os interesses e características do seu público. Se o seu trabalho é cuidar da saúde das pessoas, traga fotos que deem essa sensação de bem-estar, proatividade e cuidado. Não escolha uma imagem só porque ela é bonita. Ela precisa fazer sentido.

3. INSIRA CHAMADAS PARA AÇÃO

Sites precisam ser interativos, promover a navegação de forma intuitiva. Isso quer dizer que quem visita seu site e se conecta com seu trabalho pode entrar em contato com você de forma prática e efetiva.  Para isso devemos guiar nosso visitante pelo site, através de chamadas para ação, que podem ser inseridas em frases, links ou botões.

Essa ferramenta, conhecida como “chamada para ação” ou “call to action” no original, deve estar presente ao longo do seu site. Para criar esse tipo de chamada, é preciso ter clareza do que você deseja em relação a como o seu visitante pode interagir.

Minha dica é trabalhar frases de ação, que convidem o cliente a responder, tomar consciência ou te perguntar por mais informações. “Saiba mais”, “Preencha o formulário de aplicação”, “Faça agora sua inscrição”, “Baixe agora”, “Entre em contato” são alguns exemplos de como você pode gerar um engajamento com seu leitor. Lembre-se sempre de conectar a frase a um link clicável, que pode ir para seu Whatsapp, e-mail, outra página do seu site, meio de pagamento, ou outra finalidade de sua preferência.

ALGUMAS DICAS PARA ESCREVER O CONTEÚDO PARA O SEU SITE:

Tenha em mente sua persona. Isso te ajuda a ter clareza sobre para quem você está falando! Quais são as dificuldades ou desejos do seu cliente ideal?

Pense em quais as transformações e benefícios que o seu serviço ou produto proporciona? Qual o seu diferencial? Qual o propósito do seu negócio?

Para criar algo que seja relevante, pense em objetividade. Prefira organizar seu conteúdo em tópicos ou textos curtos ao invés de textos longos, use palavras-chave.

Identifique qual o melhor estilo de linguagem. Você prefere usar a primeira pessoa para passar uma imagem mais pessoal? Ou prefere a formalidade de usar a terceira pessoa? Siga um padrão em todo o seu conteúdo.

Como empreendedoras, donas do nosso negócio e apaixonadas pelo que fazemos, é natural que tenhamos dificuldades para visualizar o que queremos ou para nos expressar de forma coerente quando estamos preparando o conteúdo para o nosso site, muitas vezes ficamos confusas sobre o que escrever e sem saber por onde começar. Não se preocupe se precisar de ajuda, conte comigo!

Se você está no começo desse processo de criação de site, confira esse post aqui no blog onde explico detalhadamente sobre o que é preciso para criar e manter o seu site no ar!

Espero que esse conteúdo tenha sido útil para você. Caso você precise de ajuda, entre em contato, estarei a disposição! Vamos juntas desenvolver o seu espaço online?